Ambientada no início dos anos 70, uma época em que velhos preconceitos começam a se sufocar com os ares de um novo modo de pensar e agir, Spoiler, segundo romance ficcional do escritor Fernando Machado, publicação da Editora Labrador, narra a história de um homem conservador, que ao tentar manter velhos hábitos acaba sendo atraído por seus temores mais profundos e desejos mais recônditos.
A obra é centrado na trajetória de Dr. Clóvis Valancy de Oliveira Filho, dono de cartório, homem afeito a hábitos, conservador e preconceituoso. Certo dia, a vida que o protagonista da trama acredita ser uma edificação perfeita começa a desmoronar e ele resolve fugir, com nova face e identidade, para tentar reconstruir aquilo que se perdeu. Em seu novo habitat, acaba indo ao encontro do que tanto lhe atormenta e tenta a todo custo escapar, o que resulta em um processo de autodescoberta e redenção.
Trama repleta de mistérios e reviravoltas, Spoiler prende o leitor de início ao fim. De maneira às vezes cadenciada, sem pressa de dizer a que a veio, às vezes frenética, deixando o leitor sem fôlego, o autor apresenta seus personagens e desdobra sua história, até um desfecho inesperado e repleto de lirismo. A obra destaca-se também por sua escrita: rebuscada (não raras vezes o autor transporta o leitor para uma época mais sisuda e “respeitosa”) e corajosa (Machado não se exime de colocar palavras duras na boca de seu personagem mais controverso). O livro, sem sombra de dúvidas, é um retrato de uma época, mas dialoga com os tempos atuais, ao tocar em preconceitos que pareciam superados, mas que, de fato, estão apenas escondidos (cada vez menos, infelizmente).